Políticos lamentam morte de arquiteto Oscar Niemeyer

Políticos lamentaram a morte do Oscar Niemeyer ma noite desta quinta-feira (5). O arquiteto morreu por volta das 22h de hoje, aos 104 anos, no Rio.

Em nota, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, afirmou que Niemeyer foi um dos grandes gênios criadores que o Brasil legou ao mundo. Sua obra dá testemunho inequívoco da criatividade, elegância e força do povo brasileiro. Niemeyer viveu uma vida muito intensa, caracterizada, inclusive, por uma militância política muito comprometida”, enalteceu.

Comunista como o arquiteto, o presidente da Embratur, Flávio Dino, do PC do B, publicou mensagem em seu Twitter desejando “vida eterna ao camarada”.

“Ao lado do Arquiteto do universo agora está o arquiteto humanista e grande companheiro Oscar Niemeyer. Vida eterna ao camarada!”, escreveu.

Também pelo Twitter, o governo do Distrito Federal divulgou uma imagem com homenagem ao arquiteto na noite desta quinta-feira. O arquiteto foi responsável por desenhar a maioria dos prédios da cidade de Brasília, construída na década de 50 para ser a capital do país.

Divulgação/Governo do DF

Da França, onde cumpre agenda oficial, a ministra da Cultura, Marta Suplicy emitiu nota de pesar pela morte do arquiteto Oscar Niemeyer nesta quarta (5).

“O Brasil acaba de perder um dos seus grandes. A genialidade de seus traços, a generosidade de sua alma e a firmeza de suas convicções fazem de Oscar Niemeyer um exemplo para a humanidade”, diz a nota.

“Meu coração chora ao se despedir de um gigante na arte, poesia e coragem. Um homem que viveu na plenitude cada minuto de sua vida, com lado e posição e busca da beleza, da harmonia e justiça. A cidade de São Paulo deve a ele o seu mais bonito parque: o Ibirapuera. E, o mundo, a sua grandeza.”

Chico Alencar, deputado do PSOL do Rio, lembrou parceria de Niemeyer com Lúcio Costa no projeto de Brasília. “Niemeyer foi literalmente secular: não discriminou profano e sagrado, projetou igrejas e sedes de partidos, palácios e quadras populares”, afirmou pelo Twiiter.

FOLHA.

Anúncios