Notícias Já:Nasa busca novas ideias para missões a Marte

Agência quer a participação de cientistas de todo o mundo 

A agência espacial americana (Nasa) anunciou que está buscando novas ideias para missões não tripuladas para explorar Marte. O comunicado foi feito depois que cortes orçamentários vetaram uma aliança prevista com a Agência Espacial Europeia (ESA).

“A Nasa está reformulando o Programa de Exploração de Marte para responder aos objetivos científicos de alta prioridade e ao desafio do presidente (Barack Obama) de enviar seres humanos a Marte na década de 2030”, informou a agência nesta sexta-feira, dia 13.

Um grupo de planejamento começou a avaliar as possíveis opções para futuras missões, como o envio de uma nave orbital ou de um veículo robótico que pousará em 2018, dois anos depois do previsto no âmbito da agora inexistente associação com a Europa.

A Nasa lançou um chamado aberto aos cientistas de todo o mundo para “apresentar ideias e resumos online como parte do esforço da agência para buscar as melhores e mais brilhantes ideias de investigadores e engenheiros em ciência planetária”.

O Instituto Lunar e Planetário apresentará os projetos eleitos em junho em um workshop em Houston, Texas (centro-sul), informou a Nasa.

Anúncios