De Olho no Lance-Quase 30% do estádio do Corinthians já estão prontos, diz Comitê

Balanço foi apresentado pelo Comitê de Organização Local da Copa.
Representante da Fifa esteve em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

Estádio em Itaquera recebeu visita de representantes da Fifa  (Foto: Letícia Macedo / G1)Estádio em Itaquera recebeu visita de representantes da Fifa (Foto: Letícia Macedo / G1)

O Comitê Organizador Local (COL) Copa do Mundo de 2014, que participa de uma visita ao estádio do Corinthians junto com representantes da Fifa, afirmou nesta terça-feira (6) que 29% da arena, na Zona Leste da capital paulista, estão prontos. Segundo Ricardo Trade, diretor executivo de operações do COL, o balanço foi informado nesta manhã pela construtora Odebrecht, responsável pelas obras, à Fifa e ao COL.

“No geral, a situação da cidade é muito boa”, afirmou Trade. “Nós não temos dúvida nenhuma de que o jogo de abertura da Copa vai acontecer em São Paulo”, afirmou o diretor do escritório da Fifa no Brasil, Fúlvio Danilas. “Essa é uma visita de trabalho onde técnicos da Fifa interagem com o Comitê organizador e com a sede também.”

A visita acontece um dia depois do secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, pedir desculpas por dizer que o Brasil precisaria de “um chute no traseiro” para acelerar os preparativos para o mundial. A demora na votação da Lei Geral da Copa teria motivado o comentário negativo a respeito da organização brasileira. Danilas, porém, não quis comentar a declaração polêmica e apenas falou sobre aspectos relacionados à estrutura temporária do estádio, que está relacionada à acolhida dos torcedores, da imprensa, de voluntários, de juízes e de jogadores, assim como à uniformidade da identidade visual.

Cerca de 40 representantes da Fifa e do Comitê participam de visita (Foto: Letícia Macedo / G1)Cerca de 40 representantes da Fifa e do Comitê participam de visita (Foto: Letícia Macedo / G1)

Nessa etapa das visitas, o grupo de cerca de 40 representantes da Fifa e do COL responsável deve passar o dia todo no estádio. Durante o encontro, eles também são informados sobre as obras de infraestrutura do entorno do estádio. Segundo Gilmar Tadeu, secretário especial de articulação para a Copa de 2014, o processo de licitação para a escolha das empresas que farão as obras viárias, uma parceria entre Prefeitura e governo do estado, está em fase final. A Dersa conduzirá o projeto de construção.

A visita deve ser concluída no fim desta tarde. Além de São Paulo, a equipe passará nos próximos dias por Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Manaus e Natal.

Andamento das obras
A visita, no entanto, não tem como foco acompanhar o avanço das obras. Segundo os organizadores, uma equipe de 20 arquitetos e engenheiros acompanha as obras mensalmente para observar os aspectos relacionados à construção civil. Segundo Danilas, com os mesmos objetivos, em setembro do ano passado, foram visitados seis estádios que vão participar da Copa das Confederações, sendo quatro confirmados (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador e Recife).

As informações são do G1