Exames mostram que Lula está com focos de infecção no pulmão

Ex-presidente foi internado em hospital de SP neste domingo (4).
Segundo médico, exames preliminares mostram que ele não tem mais tumor.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silvaestá com dois pequenos focos de infecção, um em cada pulmão, segundo exames realizados nesta segunda-feira (5). Ele deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por volta das 12h deste domingo (4) e permanecia internado na noite nesta noite, informou o Jornal Nacional.

Lula teve febre durante o fim de semana. De acordo com a equipe médica, ele apresentou uma pneumonia leve que já começou a ceder aos medicamentos. O tratamento foi feito com o uso de antibióticos, antivirais e antifúngicos.

Os médicos disseram que a infecção pulmonar apareceu porque houve uma queda no sistema de defesa do organismo do ex-presidente. O fato é considerado normal para um paciente que enfrentou três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia para combater um câncer na laringe.

Na noite desta segunda, Lula ainda estava com a garganta inchada e inflamada. Por conta disso, as visitas foram suspensas, para que o ex-presidente use menos a voz.

De acordo com o oncologista Artur Katz, exames preliminares mostraram que não há mais tumor na laringe de Lula. “Os exames feitos ontem [domingo] não revelam presença de tumor. Entretanto, é importante frisar: esses exames não foram feitos com esse objetivo”, explicou o médico. “Ainda há muito processo inflamatório, muito inchaço, e o inchaço não permite uma avaliação adequada.”

As informações são do G1