De Olho no Lance-Com Guardiola no comando, Barcelona goleia seleção brasileira nos números

Time espanhol tem poder ofensivo quase duas vezes superior ao de Mano

mano e guardiola 700Montagem sobre fotos de Mowa Press e Getty Images

Desempenho de Guardiola no Barcelona é bem superior ao de Mano na seleção

Os números demonstram: o atual Barcelona, comandado por Pep Guardiola, desbancou definitivamente a seleção brasileira como referência de futebol ofensivo.

R7 comparou os números da equipe espanhola com os do time de Mano Menezes desde o segundo semestre de 2010, período em que o ex-técnico corintiano assumiu o comando do time pentacampeão mundial, e constatou o que os atuais campeões mundiais de clubes marcaram, em média, quase o dobro de gols do Brasil.

O levantamento leva em conta as partidas disputadas pelos dois times a partir de agosto de 2010. Desde então, o Barcelona de Guardiola marcou 320 gols em 121 jogos , média de 2,64 por partida. Em uma fase de escassez de gols, a seleção brasileira fez 30 gols em 21 jogos sob o comando de Mano Menezes, índice de 1,42 por partida.No período analisado, o Barcelona ganhou seis títulos, incluindo uma liga dos Campeões da Europa e um Mundial de Clubes. A seleção brasileira fracassou na única competição oficial que disputou, a Copa América e só faturou um torneio amistoso contra a Argentina.

Em sua defesa, Mano Menezes pode argumentar que tem um aproveitamento parecido com o de Guardiola no Barcelona no último ano e meio. São 78% para o time espanhol contra 70% da seleção.

Mas os números da seleção são inflados por vitórias em amistosos contra adversários inexpressivos, como Gabão e Costa Rica. Mesmo nessas partidas, o time saiu de campo sem vitórias expressivas.

Com informações do R7.com